quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Novo conceito de memória RAM pode gastar muito menos energia.

imagem

Pode não parecer, mas a memória RAM está presente em quase todos os computadores que usamos hoje em dia. Seja em computadores, tablets, celulares e até uma calculadora científica, esse componente já se tornou praticamente onipresente quando falamos de tecnologia. Por isso, a diminuição do gasto de energia da memória RAM pode aumentar bastante a economia de eletricidade, além da autonomia de bateria em dispositivos móveis. Essa economia pode aparecer já no ano que vem, se um novo conceito de memória RAM ficar pronto até lá.

Os inventores do novo conceito foram os pesquisadores da universidade estadual da Carolina do Norte, nos EUA. Diferentemente da tecnologia atual, que precisa constantemente de energia para funcionar, a nova memória tem elementos da memória Flash, também usada em pen drives, iPods e discos SDD - o que lhe concede a capacidade de guardar dados enquanto não há eletricidade passando pelos seus circuitos, além de não precisa estar completamente

Os pesquisadores ainda não têm um protótipo pronto para mostrar, mas avisam que devem construir um até o ano que vem. A partir daí, serão feitos testes para saber se a nova memória tem a mesma velocidade de escrita e leitura de uma memória RAM, e se ela é confiável o bastante para substituí-la. Até lá, vamos continuar com a memória RAM que conhecemos e amamos.


fonte: Techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário